COMO TUDO COMEÇOU


Como começou:

A ideia surgiu na aula de matemática da professora Eliana, quando realizado trabalho de sistema de medidas de volume na construção do metro cúbico usando o bambu.
O aluno Diego da Educação Inclusiva começou a cantarolar a música "Sonho Impossível" de Maria Bethânia, que é trilha sonora do quadro  " Sonhar mais um sonho" do programa do Gugu, foi então que surgiu a inspiração de "porque não construir uma casa de bambu?"

O porque dessa ideia?
Para ter um lugar apropriado para ser utilizado como oficina de aprendizagem na escola, realizando aulas práticas e num ambiente diferenciado e ecologicamente correto. Dando ênfase a questão ecológica na utilização do bambu e materiais recicláveis, promovendo a valorização da natureza.
Apropriar os conceitos envolvendo a interdisciplinaridade, através de pesquisas cientificas do bambu, procurando identificar a questão geográfica e propiciando aprofundamento no conhecimento do cultivo do bambu.
A ideia foi lançada na assembléia dos pais, no dia 22 de março de 2013, logo em seguida alguns pais vieram se colocar a disposição para ajudar no projeto.
Foi realizado uma reunião com os pais, juntamente com o professor Leonel da Escola Agrícola de Guaramirim, onde foi repassada orientações para a construção da casa de bambu.
A fim de enriquecer o projeto, dando condições de desenvolver artesanatos, foram realizadas visitas na oficina do seu Mathias. No local eles tiveram a oportunidade de conhecer diversos tipos de materiais encontrados na natureza, que  são reaproveitados e valorizados na confecção de um novo produto.
De acordo com as pesquisas levantadas pelos alunos, o corte do bambu é indicado nos meses que não tem "R" e na lua minguante, sendo assim, no dia 2 de maio foi efetuado o corte do bambu no Brüderlthal, pelo servente da escola e com a ajuda do pai dos alunos Antoni e Kevin, dando inicio ao projeto físico da casa de bambu.

3 comentários:

  1. Oie gostei muito tomara q isso nos ajuda a divulgar mais

    ResponderExcluir
  2. e por acaso sou eu a leticia da 7 01 aq comentou ali em cima

    ResponderExcluir
  3. muito legal estou gostando muito...aprendendo varias coisas q n sabia aprendendo mais sobre o bambu sobre contas em uma construcao muito legal msmo qro agradecer a professora Eliana de estar no dando esta oportunidade de conheser e aprender mais..Parabens prof esta ficando lindo...
    Tauana estefani 8° 05

    ResponderExcluir